INÍCIO: nomeação de Fernão Lopes para cronista-mor da Torre do Tombo. (1418)
TÉRMINO: Sá de Miranda traz da Itália a Medida Nova e outras inovações
PAINEL DE ÉPOCA
* antropocentrismo: homem como centro do universo.
* a poesia independe da música.
* transição entre a Idade Média e o Renascimento.
* início da ascensão da burguesia.
* nova realidade Mercantil.
* crise do sistema feudal.
* crise na Igreja.
* fortalecimento da figura do rei.
* resolução de Avis em Portugal.
PRODUÇÃO LITERÁRIA
I) Historiografia Portuguesa: Fernão Lopes
* união do literário e do histórico.
* crônica histórica.
* imparcialidade na visão dos acontecimentos.
* interesse pelo lado humano dos acontecimentos que determinaram a história.
* critica o rei e os nobres em seus textos.
* causas econômicas e psicológicas do processo histórico.
* estilo coloquial.
* retrato psocológico dos personagens.
* três importantes crônicas: Crônica del-Rei D. Pedro, Crônica del-Rei D. Fernando e Crônica del-Rei D. João I
II) Teatro Popular: Gil Vicente
* iniciador do teatro popular em Portugal: Auto da Visitação.
* influência de Juan del Encina.
* satiriza o clero, a nobreza e o povo.
* retrata os valores populares e cristãos da vida medieval.
* critica, de forma contundente, a sociedade.
* temas de caráter universal.
* tipos humanos: o papa, o clero, o rei, a mulher adúltera, a beata, diabos, velho inocente, judeus, etc.
* peças de caráter crítico-social: Quem tem farelos?, O Velho da horta, A Farsa de Inês Pereira, etc.
* peças religiosas: Auto da Alma, Trilogia das barcas, etc.
Explicação das peças:
* Quem tem farelos? - história do escudeiro pobre que deseja namorar uma jovem mas é repelido por sua mãe.
* O Velho da horta - ridiculariza o velho que se apaixona por uma jovem.
* A Farsa de Inês Pereira - fala da mulher que deseja casar (“mais quero um asno que me carregue que um cavalo que me derrube”).
* Trilogia das barcas - retrata as almas dos mortos e sua espera pelas embarcações que as levarão ao seu destino: inferno, céu.
III) Poesia palaciana: Garcia de Resende
* Elaborou o Cancioneiro Geral: compilação de mil poemas publicada em 1516.
* Separação da poesia do canto e da música.
* Permanece ainda características do estilo das cantigas do Trovadorismo.
* Predomínio das redondilhas.
* Surgem o mote e a glosa.
Boa leitura
Grande Abraço
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