sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Parnasianismo

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

* Poesia anti-Romântica criada pelo materialismo científico.
* A poesia deixa de ser sentimento exacerbado e denuncia as injustiças.
* Paisagens emotivas, exóticas, objetos raros.
* Forma perfeita: rimas raras; vocábulos sonoros.
* A impassividade como norma.
* Princípio da arte pela arte; o objeto da poesia é ela mesma.
* É a representação da poesia do realismo no Brasil.
* A Tríade Parnasiana: Albertto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac.
* Beleza material da palavra.
* Versos longos, decassílabos ou Alexandrinos.
* Rigor na forma.

PRODUÇÃO LITERÁRIA

OLAVO BILAC

* É o representante mais perfeito dessa poesia.
* Elegante na elaboração de seus textos.
* Culto pela beleza inigüalável.
* Também conhecido como poeta do amor - expressões delicadas e grande emotividade.
* Empolgado com a epopéia bandeirante, cantou o herói nacional da época, os Bandeirantes.
* Ficou afastado dos ideais da época.

SIMBOLISMO

QUADRO GERAL:

INÍCIO:

* Em Portugal - poesia O aristos, de Eugênio de Castro.
* No Brasil - obra Missal e Broquéis, Cruz e Souza.

TÉRMINO: Início do século XX com o início do pré-modernismo.


PAINEL DE ÉPOCA

* O cansaço causado pelo culto da forma (Parnasianismo), facilita o nascimento de uma forma estética mais solta, mais humana e subjetiva.
* Antiparnasianismo: solta a intimidade do ser.
* Na França: Baudelaire, Mallarmé e Verlaine.
* A busca pelo espiritual, o místico, o estado da alma.
* É o fim da literatura com visão científica e determinista do mundo.
* Retorno de alguns temas Românticos mas com uma estrutura poética mais libera-da, solta.
* A busca da musicalidade das palavras.
* Nefelibatas: os habitantes das nuvens.
* Presença de sinestesia: apelo para os sentidos do homem.

PRODUÇÃO LITERÁRIA: Brasil / Portugal

I) Alphonsus de Guimaraens - Brasil

* Exploração do tema da morte.
* Literatura gótica próxima aos escritores românticos.
* Atmosfera mística e litúrgica.
* Poesia uniforme e equilibrada.
* Ambiente místico da cidade de Mariana e as chama sentimental vivido na adolescência.
* Influências Árcades e Renascentistas sem cair no formalismo parnasiano.

II) Cruz e Souza - Brasil

* Apresenta diversidade e riqueza em sua poética.
* Aspectos noturnos do Simbolismo, herdado do Romantismo: culto da noite, o pessimismo, a morte, etc.
* Preocupação formal; o gosto pelo soneto; o verbalismo requintado; a força das imagens.
* Inclinação para uma poesia meditativa e filosófica que o aproxima de Antero de Quental.
* Poesia metafísica e dor de existir.

III) Camilo Pessanha - Portugal

* Destaque pela musicalidade acompanhada por sinestesia, metáforas, símbolos, ambigüidades, fragmentação das imagens auditivas e visuais.
* Poema de abertura: Clepsidro; influenciou o Modernismo em Portugal.

Boa Leitura
Grande Abraço

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